quinta-feira, 12 de setembro de 2013

HDR: Criando uma HDR.

Aplicativos utilizados

Para juntar as fotos que tiramos da nossa cena vamos utilizar o Photomatix. Esse é um programinha específico para criação de fotos em HDR e é de longe o mais utilizado para criar o efeito.
Photoshop, que todo mundo tem, também faz HDRs. Ele vai muito bem na hora de alinhar as fotos, mas na hora de fazer o Map Tonning ele deixa um pouco a desejar. Vai de você utilizá-lo se achar mais confortável.

Usando o Photomatix

Abra o programa e escolha Generate HDR Image.


Ele vai pedir para selecionar os arquivos fonte. Vá em Browse para escolher as fotos. Selecione as fotos que você fez com diferentes exposições (utilize Shift ou Ctrl para selecionar mais de uma de uma vez).


Clique em OK. Agora ele vai mostrar as opções de alinhamento e correção. Essa parte é importante para sua foto não ficar com aberrações!

Align Source Images

Selecionando essa opção você pede para o programa alinhar as suas fotos. Se você usou um tripé e o modo AEB dificilmente vai precisar habilitar essa opção pois as fotos estarão impecavelmente alinhadas.
Se você não utilizou AEB prefira selecionar a opção By correcting horizontal and vertical shifts, pois ao mexer nas configurações da câmera ela pode ter desviado um pouco.
Já se tirou as fotos com a câmera na mão o ideal é selecionar a opção By matching features já que a possibilidade das fotos terem ficado um pouco diferentes entre si é maior.

Attempt to reduce ghosting artifacts

Essa opção é para quando houver qualquer coisa que possa ter se mexido na cena entre uma exposição e outra.
Moving objects/people: auto-explicativo, caso tenha algo que se mexeu na cena como uma pessoa, cachorro, etc.
Background movements: movimentos na própria cena como nuvens e água (como na minha foto).
Ao utilizar fotos em RAW como fiz aqui você também pode mudar algumas opções do formato. Normalmente deixo como está.

Ao clicar em OK você deverá esperar até o programa criar sua HDR.

Quando ele terminar você irá ver uma foto bem feia! Calma! Essa é a HDR, mas nenhum monitor consegue “ver” a profundidade de cor de uma HDR então por isso só vemos um “preview” bem limitado. Depois que criamos essa HDR vamos para a parte mais importante: o Tone Mapping.

Tone Mapping fica na palheta a esquerda, é quando vamos configurar a nossa HDR para transformá-la em uma foto com profundiade de cor menos abrangente, mas já com a aparência desejada.
Existem diversas opções de Tone Mapping e a melhor forma de ver como elas funcionam é criando várias HDRs diferentes e bisbilhotando os botões. A princípio podemos criar uma edição legal usando as opções da aba Details Enhancer.
Strength: é a “força” da HDR. Ou seja: quanto você quer que as exposições se misturem em uma só foto? Quanto menor o valor mais discreta será sua HDR. Quanto maior o valor mais forte será a edição (tome muito cuidado com isso!).
Color Saturation: saturação. Quanto maior o valor mais “colorida” (cores mais saturadas) ficará sua imagem.
Light Smoothing: uma das opções mais importantes. Note que se você selecionar a primeira “bolinha” a foto ficará super forçada e cheia de halos nas bordas. A última “bolinha” significa máxima suavização do efeito.
White Point: essa opção define um ponto de luminosidade, “clareando” sua cena.
Black Point: essa opção define um ponto de sombra, “escurecendo” sua cena.
Gamma: aqui a opção “gamma” tem uma característica diferente das opções de “gamma” que costumamos conhecer. Essa opção também usa a luminosidade da cena como forma de mostrar mais detalhes.
Process: depois de fazer suas edições você clica nele para processar a imagem e transformá-la em um arquivo que pode ser exportado (salvo) em outros formatos, assim você pode continuar editando a foto em outros programas como o Photoshop.


Lembre-se que o Photomatix possui opções para edição super fina de sua imagem em HDR, agora que você já sabe o básico vai em frente e teste todas as opções dele!

Amanhã no #AArtedaFotografia, o último passo. Editando suas fotos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário