quarta-feira, 11 de setembro de 2013

HDR: Criando Fotos.

Agora que já sabemos o que é HDR e os cuidados que devemos tomar ao criá-las vamos ao passo-a-passo da técnica!
A primeira parte é, obviamente, tirarmos a foto – aliás, as fotos. Um dos segredos da HDR é tirarmos mais de uma foto. Tem gente que faz com duas, tem gente que faz com 5, tem gente que faz com 9.
Eu, pessoalmente, gosto da naturalidade das HDRs feitas com 3 fotos. Mas é claro que você decide o que funciona melhor para o seu estilo :-)
Vou mostrar o passo a passo da criação dessa foto:


Equipamentos necessários

Você vai precisar de:
  • Câmera que possua regulagem manual de velocidade e de preferência AEB
  • Tripé
  • Uma paisagem / assunto que não se mova
A parte mais importante aí é a câmera com regulagem manual. Isso porque vamos precisar fazer duas fotos “erradas” (uma muito clara e outra muito escura). Câmeras 100% automáticas não nos deixam fazer isso quando queremos.

Os outros itens são importantes mas em alguns casos podem ser dispensados.

Hora de fotografar

Coloque sua câmera no tripé e faça a fotometragem normal. Comece com uma imagem parada, como uma paisagem. Assim você tem tempo de medir e deixar tudo nos conformes. Além do mais HDR de paisagem é irresistível!
No meu exemplo a foto com exposição “correta” ficou com as seguintes configurações:
ISO 200, velocidade 1/100 e f/18
Bata sua primeira foto.


Essa é a foto com exposição "correta"
Nunca mude a abertura pois isso fará com que a profundidade de campo mude também, complicando na hora de juntar as fotos. Então para fazer as outras duas exposições mude somente a velocidade.
Nesse caso as minhas outras duas fotos ficaram com velocidade de 1/400 (a mais escura) e 1/25 (a mais clara). Ou seja, subexpus em 2 pontos e depois superexpus em 2 pontos.

+2 e -2

Dica para quem tem AEB

Se sua câmera é Reflex (e não duvido que algumas compactas apresentem esse recurso) você pode procurar pela opção “AEB”, que significa Auto Exposure Bracketing. Quando você usa essa opção a câmera vai tirar automaticamente duas fotos a mais: uma subexposta e uma superexposta. Isso é uma mão na roda na hora de fazer HDR!


Acione o Auto Exposure Bracketing e sua vida ficará mais fácil
Com a opção AEB selecionada vão aparecer três flechinhas embaixo do seu gráfico de fotometragem, representando as 3 exposições desejadas. Para não precisar clicar 3 vezes seguidas use o Timer: assim a câmera faz o trabalho de “clicar” as 3 vezes seguidas.

O meu workflow

  • Coloco a câmera em um tripé
  • Seleciono AEB com intervalo de 2 pontos de exposição
  • Faço a fotometragem normalmente (deixando a flechinha do meio no zero)
  • Coloco a câmera no “timer” (assim evito o tremor de apertar o disparador)
  • Aperto o disparador e depois de 3 segundos a câmera tira automaticamente 3 fotos com exposições diferentes da mesma cena
  • Repito algumas vezes só para garantir (um ventinho em umas folhas pode arruinar sua HDR!)

Formatos...

Você pode fotografar feliz em JPEG que a qualidade final vai ser muito boa. Mas sempre buscando a qualidade máxima eu faço as fotos que serão transformadas em HDR no formato RAW. Assim o Alcance Dinâmico fica ainda melhor.
É importante tirar várias fotos. Folhas se mexem, nuvens se mexem, pessoas entram na cena sem querer… enfim. Muita coisa pode acontecer então tome o cuidado de tirar várias séries de fotos. Depois é só escolher as melhores.
Fotos tiradas? Agora é hora de juntá-las! No próximo artigo vou explicar tudo sobre como fazer isso

Amanhã no #AArtedaFotografia, criando uam HDR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário