segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Regra dos 600




A regra dos 600 é para aqueles que querem fotografar o céu estrelado sem que as estrelas deixem rastros.
A regra dos 600 diz que para a estrela não apresentar rastros deve-se dividir 600 (um número fixo) pela distância focal usada e o resultado da conta é o tempo de exposição máximo em segundos. Ex. Em 35mm – 600/35 = 17 segundos (aprox.).

Essa regra é uma simplificação do seguinte fórmula:
Tm = 550 / (F1 * cos (d))
Onde:
Tm = Tempo máx. de exposição para fotos do céu c/ câmera fixa:
F1 = Distância focal da objetiva
d = Declinação do centro do campo
Porque o 550? De onde vem o 'd'?
1) Por que 550?
Segundo Fernando Taveres  esse número é um pressuposto baseado em que “Um leve deslocamento da imagem pode ser aceitável se ocorrer dentro do círculo de confusão, isto é, dentro dos limites da “mancha” que representa a estrela. Em condições normais esta mancha aparece com diâmetro de cerca de 0,04 mm.” Ou seja, esse número está relacionado ao rastro aceitável no sensor, acredito que ele poderá variar conforme o sensor. Nisso duas questões que me ficam sem resposta: a) é como chegar a esse número se seu sensor está fora das “condições normais” da qual o Tavares fala – será sensores de diferentes densidades de pixel por mm²? b) O ISO influencia?
2) O que é o ‘d’?
“A declinação, análoga à latitude terrestre, é a distância angular, medida em graus, minutos e segundos de arco, a partir do equador celeste até o objeto celeste, podendo variar de +90º até -90º. As posições entre o equador celeste e o polo celeste Norte tem declinação positiva e aquelas entre o equador celeste e o polo celeste Sul tem declinação negativa.” (Sistemas de Coordenadas)
Resumidamente, ela está relacionada com os graus que o objeto a ser fotografo está em relação ao equador da terra. Isso influencia na foto por quanto mais equatorial está o objeto mais rapidamente ele se desloca em relação a nós.
Regra dos 600 é uma boa regra, porém muito simplificada, podendo incorrer em erros dependendo da declinação da área a ser fotografada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário